✨ 5° Prémio Internacional Pena de Ouro ✨
Conhecendo os jurados dos textos finalistas! 🇦🇴🇧🇷🇨🇻🇬🇼🇲🇴🇲🇿🇵🇹🇸🇹🇹🇱
Agora vamos tratar de um velho conhecido: o guineense Tony Tcheka, que representa o seu país, Guiné Bissau, desde a primeira edição do Pena de Ouro, realizada em 2020. Um grande amigo da nossa Casa! 🤩
Confira:
Tony Tcheka (pseudônimo de António Soares Lopes Júnior) é escritor, poeta e jornalista, sendo uma das grandes referências na literatura de Guiné-Bissau. Já publicou livros como “Noites de Insónia na Terra Adormecida”, “Desesperança no Chão de Medo e Dor” e “Guiné: Sabura Que Dói”, além de ter coordenado antologias. Teve sua obra reconhecida em vários prémios e honrarias, como “Diploma de Mérito com Estatueta”, “Diploma de Mérito Grau de Engenheiro de Almas” e o “Prémio da Lusofonia”.
Foi um dos fundadores da Associação de Escritores da Guiné-Bissau (AEGUI) e também contribuiu para a criação da União de Artistas e Escritores da Guiné-Bissau (UNAE). Na carreira jornalística, foi diretor da RDN – Rádio Nacional da Guiné-Bissau e do Jornal “Nô Pintcha”, onde criou o suplemento cultural e literário “Bantabá”. Também trabalhou para a BBC, Voz da América, Voz da Alemanha, Tanjug, como correspondente e analista, e, em Portugal, para o Público, a antiga ANOP, RTP – África e TSF.
——
Para saber mais sobre esta edição do evento, basta clicar no link abaixo:
Comments